Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese



ONLINE
1




Partilhe esta Página


Cremos
Cremos

Em que cremos e como cremos

     

Nossa Doutrina

A PIP MINISTÉRIO CRISTO VIVE é um ministério independente, não coligada a qualquer outra convenção ou ministério, que prega a Graça Soberana  de forma particular conforme a orientação do Espírito Santo aos seus dirigentes.


--------------------------------------------------------------------------------

CREDO, VISÃO E DOUTRINAS DA  

PIP. MINISTÉRIO CRISTO VIVE

 

INTRODUÇÃO:

 

                TODA IGREJA DEVE TER UMA VISÃO, TODA A IGREJA DEVE TER NA PALAVRA DE DEUS, TIDA COMO DE REGRA E PRÁTICA, SUA DOUTRINA. E TODA DOUTRINA SEGUIDA POR QUALQUER IGREJA DEVE SER ESSENCIALMENTE BÍBLICA, SEGUINDO DA PRERROGATIVA QUE QUALQUER COISA ACRESCENTADA OU RETIRADA DA MESMA LEVARÁ AO SOFRIMENTO DA IGREJA E DE QUEM PREGA ( Ap 22.18-19 ).

                NO DICIONÁRIO DOUTRINA QUER DIZER ENSINO. EM Mt 15.8-9, JESUS CONDENA O PRÓRIO POVO QUE DIZEM ADORÁ-LO, MAS QUE SEGUEM DOUTRINAS DE HOMENS. NO LIVRO DE ROMANOS, 16.17, PAULO TAMBÉM CONDENA AQUELES QUE ESCANDALIZAM A CRISTO POR CAUSA DE DOUTRINA, O MESMO APÓSTOLO PAULO, CHAMA DE MENINOS LEVADOS POR QUALQUER VENTO DE DOUTRINA, AQUELES QUE NÃO CONHECEM A DOUTRINA DA PALAVRA (Ef 4.14 ). E EM COLOSSENSES VOLTA A FALAR DAS DOUTRINAS QUE NÃO PASSAM DE PRECEITOS DE HOMENS (Cl 2.22 ).

                JÁ TITO CONCLAMA AOS CRENTES QUE APRENDAM E SE FORTIFIQUEM NA DOUTRINA PARA QUE POSSAM ADMOESTAR, OU SEJA, CHAMAR A ATENÇAÕ, DAQUELES QUE SÃO CONTRADITÓRIOS ( Tt 1.9 ), ENQUANTO QUE O AUTOR DESCONHECIDO DE HEBREUS APELA PARA QUE O CRENTE NÃO SE DEIXE ENGANAR POR DOUTRINAS DE HOMENS ( Hb 13.9 )

                E É POR ESTE MOTIVO QUE A PIP MINISTÉRIO CRISTO VIVE, QUE DESEJA QUE SUAS OVELHAS SEJAM “ CRENTES  FIRMADOS, CONHECEDORES DA PALAVRA E DE PÉS NO CHÃO “, VEM, ATRAVÉS DESTA COMPILAÇÃO, INFORMAR, ENSINAR, QUAL É A VISÃO DOUTRINÁRIA, O CREDO E OS COSTUMES DA MESMA PARA QUE NINGUÉM VENHA A SE SENTIR ENGANADO OU DEIXE DE ENTENDER PONTOS BÁSICOS, DOS QUAIS NÃO ABRIMOS MÃO.

 

VISÃO TEOLÓGICA:  CALVINISMO

 

NO QUE CREMOS E COMO CREMOS:

  • TRINDADE: CREMOS NA TRINDADE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, QUE ATUARAM DE FORMAS DEIFERENTES NA VIDA DO HOMEM, TENDO NO HOMEM E NA SUA ELEIÇÃO E SALVAÇÃO O OBJETIVO CENTRAL.
  • DEUS: PAI, CRIADOR DE TODO O UNIVERSO, CONHECIDO OU DESCONHECIDO, VISÍVEL OU INVISÍVEL, SOBERANO E QUEM DETÉM EM SUAS MÃOS A MANUTENÇÃO E A SUSTENTAÇÃO DE TODAS AS COISAS COM SABEDORIA.
  • JESUS CRISTO: FILHO DE DEUS, DEUS SUPREMO, ENCARNAÇÃO DE DEUS, AUTOR E CONSUMADOR DE NOSSA SALVAÇÃO, A QUEM DEVEMOS OBEDIÊNCIA E SERVIÇO, A QUEM DEVEMOS HONRAR E ADORAR, O ÚNICO CAPAZ DE PERDOAR PECADOS, ELEGER E SALVAR O HOMEM.
  • ESPÍRITO SANTO: O “ PARAKLETO “ ( Gr ) DE DEUS, O “ OUTRO IGUAL, IGUAL A JESUS, DIRIGENTE DA IGREJA, AQUELE QUE DETÉM O PODER DE ENSINAR, ADMOESTAR E CONVENCER O HOMEM DE SEUS ERROS E O ÚNICO QUE DETÉM A SUPREMACIA SOBRE O MESMO NA DIREÇÃO DA IGREJA FÍSICA DO SENHOR.

.

RESSURREIÇÃO:

 

  • CREMOS NA RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS E NA RESSURREIÇÃO PARA GALARDÃO E CONDENAÇÃO ( Lc 14.14 – JO 5.29 ),  À EXEMPLO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR JESUS CRISTO ( Jo 11.25 – At 4.2 ) E RENEGAMOS VEEMENTEMENTE QUALQUER OUTRA DOUTRINA DIFERENTE DA VERDADE BÍBLICA DA RESSURREIÇÃO.
  • QUE JESUS CRISTO FOI À CRUZ, MORREU E AO TERCEIRO DIA RESSUCITOU ( Mc 16.6 – Mt 28.5 – Lc 24.5 ) E A EXEMPLO DE NOSSO SENHOR ASSIM TAMBÉM AOS ELEITOS SE PROCEDERÁ.

 

DONS ESPIRITUAIS;

  • NOS DONS ESPIRITUAIS LISTADOS EM I Co 12.4-11 E DA FORMA COMO NO TEXTO ENSINA SEU PROCEDER E UTILIZAÇÃO.
  • OS QUAIS SÃO: PALAVRA DA SABEDORIA; PALAVRA DA CIÊNCIA; FÉ; DONS DE CURAR; OPERAÇÃO DE MARAVILHAS; PROFECIA; DOM DE DISCERNIR OS ESPÍRITOS; VARIEDADE DE LÍNGUAS; INTERPRETAÇÃO DAS LÍNGUAS ( 9 ).
  • CREMOS NÃO NOS PERTENCEREM OS DONS, MAS A NÓS SEREM CONCEDIDOS PARA USO E MINISTÉRIO DA IGREJA  ( I Co 14.12 ).

 

PROFECIAS:

  • CREMOS NA PROFECIA MATRE: A PALAVRA DE DEUS ( II Pe 1.20-21 ) E NAS PROFECIAS PROFERIDAS POR HOMENS RECONHECIDAMENTE PIEDOSOS E DE CARÁTER CRISTÃO ILIBADO, DESDE QUE SIGAM O PADRÃO BÍBLICO: PARA EDIFICAÇÃO, EXORTAÇÃO E CONSOLAÇÃO  ( I Co 14.3 ), AS QUAIS DEVEM SER CONFRONTADAS COM A PALAVRA E AGUARDADAS POR REVELAÇÃO PARTICULAR SEU CUMPRIMENTO.
  • CREMOS QUE DEUS SOMENTE USA AQUELE QUE ESTÁ COM SUA VIDA NO ALTAR E NADA TEM DO QUE SE LHE ACUSAR, HOMEM OU MULHER FIÉS A SEUS PARES, FIÉS A DEUS E COM SUAS OBRIGAÇÕES COM DEUS E A IGREJA EM PLENA VIGÊNCIA ( SALVO EM CIRCUNSTÂNCIAS MUITO ESPECIAS, COMO O IRMÃO NOTÓRIAMENTE CONFIÁVEL EM PROVAÇÃO NÃO PECAMINOSA ).

 

ELEIÇÃO – JUSTIFICAÇÃO – SALVAÇÃO E PREDESTINAÇÃO:

  • CREMOS NA SALVAÇÃO E PREDESTINAÇÃO DAQUELES A QUEM O SENHOR DEUS ELEGEU DESDE ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO ( Jr 1.7 – Is 9.35 – Is 11.25-28 – Rm 11.7 – Is 45-4 – Mc 13.20 – I Pe 1.2 ), OS QUAIS SOMENTE O SENHOR JESUS CONHECE PELA SUA PRESCIÊNCIA  AOS QUAIS ELE JUSTIFICOU POR  OCASIÃO DE SUA MORTE SACRIFICIAL COM O QUAL PAGOU POR NOSSOS PECADOS ( Ef 1.4-9 ).
  • ASSIM SENDO, CREMOS QUE O SENHOR DEUS ESCOLHEU UNS PARA A SALVAÇÃO E OUTROS PARA A PERDIÇÃO ETERNA, NÃO TENDO NISTO NENHUM CONFLITO UMA VEZ RECONHECIDO A SOBERANIA DE DEUS SOBRE A SUA CRIATURA ( At 9.15 – Rm 9.20-22 ).

 

BATISMO E CEIA:

  • CREMOS NOS MANDAMENTO DO BATISMO E CEIA, ASSIM COMO ENSINADOS NO NOVO TESTAMENTO.
  • ENTENDEMOS SER O BATISMO UM  SINAL E UM ATO DE QUE O BATIZANDO ESTÁ, ATRAVÉS DO MESMO, PUBLICAMENTE ASSUMINDO SUA FÉ  E SUA VONTADE DE REGENERAÇÃO DE SEUS ERROS.
  • CREMOS NA CEIA, NA REPRESENTATIVIDADE DO PÃO COMO CORPO E DO VINHO COMO SANGUE, SEM QUE OS MESMOS TENHAM QUALQUER PRERROGATIVA DE CURA OU DE B~ENÇÃOS, MAS COMO UM ATO EM QUE NOS ASSENTAMOS COM JESUS CRISTO ESPIRITUALMENTE E RELEMBRAMOS ENTRE OS IRMÃOS O SEU SACRIFÍCIO E REANUNCIAMOS SEU BREVE RETORNO.
  • ADOTAMOS O BATISMO POR IMERSÃO POR IMERSÃO NAS ÁGUAS.

 

IMPOSIÇÃO DE MÃOS:

  • CREMOS NA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS SANTAS E NA ORAÇÃO PARA CURA OU MOVIMENTO DAS MISERICÓRDIAS E BÊNÇÃOS DE DEUS SOBRE OS QUE AS RECEBEM (Mt 19.13-15 – Mc 5.23 – Mc 6.5  -  Mc 8.23-25 – Mc 10.16 – LC 4.40 ).

 

UNÇÃO COM ÓLEO:

  • CREMOS NA UNÇÃO COM ÓLEO PARA A CURA DE ENFERMOS ( Mc 6.13 – Tg 5.14 ).
  • PARA CONSAGRAÇÃO MINISTERIAL ( Ex 40.15 – II Sm 2.7 – II Sm 5.3 – I Rs 1.34 ).

 

PODER DE DEUS:

  • CREMOS NO EVANGELHONA SUA PLENITUDE  COMO O PODER DE DEUS PARA OS SALVOS ( Rm 1.16 ).
  • CREMOS NO REVESTIMENTO EM PODER DO ESPÍRITO SANTO PARA TESTEMUNHAR DE JESUS CRISTO ENTRE AS NAÇÕES ( At 1.8 )
  • CREMOS NO PODER COMISSIONADO DE DEUS PARA FAZERMOS A OBRA NECESSÁRIA AO RESGATE DO ELEITO ( MT 10.1 – 10.8 – Mc 16.18 – Mt 28.18-19 ).

 

EVANGELISMO:

  • CREMOS QUE DEVEMOS EVANGELIZAR A TODA CRIATURA ( Mc 15.16 ), POIS O ELEITO DEVERÁ SER DESPERTADO PARA SUA ELEIÇÃO ATRAVÉS DA PREGAÇÃO DA PALAVRA E DA CHAMADA IRRESISTÍVEL,  INTERIOR E PARTICULAR . ( Rm 10.17 ).

 

BÊNÇÃOS:

  • CREMOS QUE AS BÊNÇÃOS DE DEUS SOBRE SEU POVO JÁ ESTÃO DECRETADAS ( Dt 28.1-12 ) DESDE AS REGIÕES CELESTIAIS ( Ef 1.3 ), BASTANDO O ELEITO CRER E SE APOSSAR DAS MESMAS RECEBENDO-AS POR FÉ PARA REINAR EM VIDA ( Rm 5.17 ).

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO:

  • CREMOS NO BATISMO DO ESPÍRITO SANTO, COMO UMA SEGUNDA BÊNÇÃO, UMA VEZ QUE A SALVAÇÃO É A PRIMEIRA, E QUE DESTA BÊNÇÃO NOS SEJAM CONCEDIDOS OS DONS ESPIRITUAIS, NÃO NECESSÁRIAMENTE NO MESMO MOMENTO DO BATISMO ( Mt 3.11 – Jo 1.33 – 7.39 – 14.26 – 20.22 ).

 

NÃO É DOUTRINA DA IGREJA:

JEJUM:

  • RECONHECEMOS O JEJUM COMO UM INSTRUMENTO PARTICULAR PARA REVESTIMENTO DO CRENTE PARA ENFRENTAMENTO DE SITUAÇÕES ESPIRITUAIS, LUTAS E PROVAÇÕES INTENSAS ONDE O CONTRIMENTO E A ORAÇÃO DEVEM FAZER PARTE INTEGRANTE. LEMBRAMOS QUE O POVO DE ISRAEL JEJUAVA QUANDO ERA IMINENTE UMA INVASÃO À SUA TERRA ( II Cr 20.1-3 – Ed 8.21 - ) E ELES SE ENCONTRAVAM EM MENOR NÚMERO OU INFERIORIZADOS, OU NO CASO DE UMA GRANDE LUTA ESPIRITUAL, COMO A DE ESTER                    ( Es 4.3 ) POR SEU POVO EM RISCO DE SER DIZIMADO ( IPe 2.5 – Hb 13.15-16 ).
  • ENTENDEMOS QUE QUANDO JESUS DISSE QUE SÓ COM JEJUM E ORAÇÕES SE EXPULSARIA DEMÔNIOS DAQUELE TIPO ( Mt 17.14-21 ), SEGUNDO O CONTEXTO, JESUS FALAVA SOBRE A PREPARAÇÃO DOS DISCÍPULOS PARA TAIS OBRAS E QUE, NA REALIDADE, ELES AS FAZIAM CONFIADOS NA PRESENÇA DO SENHOR COM ELES, NO ENTANTO JESUS MESMO DISSE QUE NÃO PRECISAVAM JEJUAR POR ESTAR ELE PRESENTE  ( Mt 9.12-15 ), TENDO ANTES ACENTUADO QUE O SACRIFÍCIO NÃO LHE INTERESSAVA, MAS A MISERICÓRDIA PELOS MAIS FRACOS. DESTA FORMA ENTENDEMOS QUE UMA VEZ QUE JESUS HABITA EM NÓS, COMO TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO E NOS COMISSIONOU À FAZER A OBRA, TEMOS QUE ESTAR PREPARADOS A TODO O MOMENTO PARA A NECESSIDADE DE IMPOR A AUTORIDADE A NÓS DELEGADA PELO SENHOR.
  • ENTENDEMOS, PORÉM, QUE O JEJUM PODE SER CONVOCADO EM SITUAÇÕES DE EXTREMA NECESSIDADE PELO PASTOR PRESIDENTE DA IGREJA OU SEU LÍDER MAJORITÁRIO, NÃO DEVENDO SER, NO ENTANTO, ATO CORRIQUEIRO OU PARTE INTEGRANTE DE SUA DOUTRINA POR SEU CARÁTER INDIVIDUAL ( Jl 1.14 – 2.15 ).
  • NÃO ACEITAMOS, EM HIPÓTESE NENHUMA, O JEJUM COMO ATO SACRIFICIAL, POIS ENTENDEMOS QUE ANULARIA O SACRIFÍCIO MAIOR, FEITO POR JESUS CRISTO PARA A NOSSA SALVAÇÃO E PARA QUE, DAQUELA MOMENTO EM DIANTE, NÃO PRECISÁSSEMOS JAMAIS SACRIFICAR NOVAMENTE, POI O QUE JESUS FEZ, MORRENDO NA CRUZ FOI ÚNICO E SUFICIENTE (II Tm 4.6 -  Hb 7.17 - 10.1-12 ). 
  • QUANDO PRATICADO DESTA FORMA, AFRONTA-SE A DEUS ( Sl 69.10 – Is 58.5-6 ).

 

MONTE:

  • ASSIM COMO O JEJUM,  NÃO ENTENDEMOS A PRÁTICA DE SUBIR AO MONTE COMO DOUTRINA DA IGREJA, UMA VEZ QUE, BIBLICAMENTE, OS MONTES ERAM REJEITADOS POR DEUS POR SEREM UTILIZADOS POR SEGUIDORES DE OUTROS QUE SE DIZIAM DEUSES E QUE, TOA A VEZ QUE UM REI ASCENDIA AO TRONO DE ISRAEL OU JUDÁ, A PRIMEIRA PROVIDENCIA QUE DEUS ORDENAVA ERA O DE JUSTAMENTE DERRUBAR TODOS OS ALTARES NOS MONTES ( I Rs 20.22-23 – I Rs 22.17 – II Cr 21.8-11 – I Rs 12.32 – I Rs 13.2 – I Rs 13.32-33 – I Rs 14.23 ).
  • NO ENTANTO, ENTENDEMOS QUE, ASSIM COMO O JEJUM, SUBIR MONTE SEJA UMA PRÁTICA PARTICULAR, UMA VEZ QUE ALGUNS IRMÃOS SENTEM NECESSIDADE DE SE AFASTAR PARA TER SUA INTIMIDADE COM DEUS.
  • ASSIM SENDO, POR SEU CARÁTER PARTICULAR, NÃO INCITAMOS E NEM CONVIDAMOS A IGREJA A TAL PRÁTICA EM CONJUNTO E NÃO REQUEREMOS QUE A MESMA VENHA A SER CONVOCADA PARA TAL.

 

SOPRO – VENTO DO ESPÍRITO – CAIR NO PODER:

  • NÃO ENTENDEMOS E NÃO ACEITAMOS ESTAS PRÁTICAS, NEM COMO DOUTRINA E NEM COMO MANIFESTAÇÕES ESPIRITUAIS, UMA VEZ QUE SÃO PRATICADAS EM OUTRAS RELIGIÕES E SEITAS, SENDO NOTADAMENTE PRÁTICAS ESPÍRITAS COM AS QUAIS NÃO COMUNGAMOS, ALÉM DE NADA ACRESCENTAR AO QUE O PRATICOU E À IGREJA EM TERMOS DE EDIFICAÇÃO, PELO CONTRÁRIO, ACABA POR EXPOR AS PESSOAS, FÍSICA E ÀS VEZES CONSTRANGEDORAMENTE,  TORNANDO-AS O CENTRO DO CULTO AO INVÉS DA ADORAÇÃO AO SENHOR JESUS.
  • TAMBÉM, EM TODOS ESTES ANOS DE MINISTÉRIO ( 25 ANOS ) NÃO CONHECEMOS RELATO OU TESTEMUNHO CONCRETO DE BÊNÇÃOS RELATIVAS A TAIS PRÁTICAS.
  • REJEITAMOS TAMBÉM A COMPARAÇÃO DA PRÁTICA COM O ARREBATAMENTO DE ESPÍRITO, ESTE SIM, DE FATO, DA PARTE DE DEUS E QUE TRAZ A EDIFICAÇÃO Á IGREJA ATRAVÉS DO ACONTECIMENTO, SENDO, PORTANDO ATO MUITÍSSIMO RARO,POIS SOMENTE SÃO ESCOLHIDOS AQUELES PREPARADOS PELO SENHOR PARA TAL ( Ap 1.9-10 ).
  • BIBLICAMENTE NÃO CONHECEMOS NENHUMA PASSAGEM BÍBLICA OU TEMOS QUALQUER EXEMPLO BÍBLICO DO MESMO COMO O QUE VEM HOJE SENDO PRATICADO POR ALGUMAS CORRENTES EVANGÉLICAS.
  • O FATO DE SAULO TER CAÍDO ( At 9.4-8 ), NÃO DETERMINA E NEM MESMO NOS DÁ A PERCEBER TAL SIMILARIDADE COM A JÁ HABITUAL PRÁTICA POR PARTE DE DETERMINADAS CORRENTES.
  • CREMOS, SIM, QUE UM CRENTE POSSA A VIR CAIR DE JOELHOS, EM CONTRIÇÃO, ARREPENDIMENTO, PRANTO SINCERO OU RECEBENDO O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO, O QUE, ALÉM DE SE CONSTITUIR EM RENOVAÇÃO PARA O MESMO, TAMBÉM SE CONSTITUI COMO TESTEMUNHO E EDIFICAÇÃO DA IGREJA COMO UM TODO.

 

ESPERAMOS QUE COMPREENDAM QUE DESEJAMOS SOMENTE QUE TODOS TENHAM PLENO CONHECIMENTO E SE FORTALEÇAM NA PALAVRA DE DEUS, DEIXANDO A MENINICE DE LADO AS INVENCIONICES E OS MODISMOS QUE HOJE RONDAM A IGREJA E QUE VOLTEMOS, A EXEMPLO DO QUE DEUS ORDENAVA AOS REIS, QUE SE PROPAGUE AS ESCRITURAS SANTAS E NADA SE ACRESCENTE OU SE RETIREM DELA, SOB PENA DAS CONDENAÇÕES BÍBLICAS ( Ap 22.19 )

 

REVERENDO LUIZ TAMBURRO